0

15 erros cometidos durante uma entrevista de emprego | Parte I – Aparência

Cuidados com a aparência não tem a ver com estilo, mas com higiene e educação. É preciso observar alguns detalhes antes de fazer uma entrevista de emprego.

1. Cabelos

Fios bagunçados revelam um certo desleixo do candidato à vaga de emprego. O ideal, pelo menos nesse primeiro contato pessoal, é que o profissional exiba um penteado que demonstre discrição e seriedade e não provoque muito a atenção das pessoas.

2. Unhas

Unhas grandes, sujas ou com o esmalte descascado revelam desinteresse com o processo seletivo. A aparência das unhas é um quesito fundamental em algumas profissões, como chef de gastronomia, por exemplo.

3. Guarda-roupa

Decotes, roupas curtas ou muito justas e ternos amassados são itens proibidos durante uma entrevista de emprego. Uma roupa muito sensual desperta mais atenção do que as habilidades profissionais do candidato, enquanto um terno amarrotado revelam descuido com o visual.

É importante se atentar para as características da empresa em que concorre a vaga e se vestir de acordo com aquele perfil. Uma agência de publicidade, por exemplo, permite um visual mais despojado. Agora, se a entrevista for em uma instituição financeira, o ideal é que o traje seja esporte fino.

4. Tatuagens e piercings

Você pode usá-los, até mesmo por que a presença desses itens não tem nada a ver com a competência do candidato. O ideal, entretanto, é que eles não estejam muito evidentes na primeira entrevista seletiva. Piercings em locais muito aparentes devem ser retirados para evitar que o entrevistador desvie o foco de sua atenção.

5. Chegar atrasado

A displicência com o horário demonstra desorganização e que o candidato não está dando o valor devido à entrevista. A pontualidade revela respeito e educação com as pessoas.

Imprevistos, no entanto, acontecem. Se por qualquer motivo, você precisar chegar atrasado, comunique imediatamente ao entrevistador e tente remarcar para um novo horário.

No próximo texto, vamos falar dos principais deslizes de comunicação durante a entrevista.

Be Sociable, Share!