0

5 Dicas para saber o que os recrutadores gostam de ouvir em uma entrevista

De nada adianta um currículo qualificado e com ótimas referências se na hora da entrevista com o recrutador o candidato se complica e não consegue provar se tem as competências técnicas para preencher a vaga. Em meio ao nervosismo e à insegurança, muitos não conseguem transmitir o que realmente precisam e, por isso mesmo, acabam se complicando.

Para fugir dessa situação, confira 5 dicas para realizar uma entrevista boa o suficiente para conquistar a tão sonhada oportunidade de emprego!

1- A verdade

Por mais que seja um pouco óbvio, muita gente ainda escorrega neste ponto e acaba contando mentira durante a entrevista de emprego. Não são necessárias histórias épicas e completamente inacreditáveis. Quando isso acontecer, pronto, lá se foi um dos aspectos que os recrutadores mais valorizam: a verdade. Outro indicador de problemas é quando se usa um tom mais exagerado ao mostrar resultados, passando a assumir uma postura que não transmite quem você realmente é. Opte sempre pelo caminho simples e transparente.

2- Resultados

Ao falar da experiência profissional e descrever as responsabilidades, muitas vezes o candidato se esquece de mencionar um aspecto importantíssimo: os resultados alcançados. Por isso mesmo, se possível, deve-se ressaltar todos os benefícios que você proporcionou à (s) empresa (s) durante o período trabalhado.

3- Pistas que mostram consciência sobre si mesmo

É muito importante demonstrar firmeza nas respostas dadas para o recrutador, passando confiança e deixando claro que você tem consciência de quem realmente é. Além de saber dos pontos que precisa melhorar, é altamente recomendável que você foque também no que está fazendo para conseguir isso, ou seja, no caminho pelo qual está trilhando com empenho e dedicação.

4. Fatos e dados que comprovem seu diferencial

Depois de algum tempo de entrevista, chegou a hora de você finalmente provar por A mais B que é o melhor candidato. O mais importante nesse momento é focar nos aspectos que tornam você um profissional único, se destacando dos demais. É preciso colocar em cena de forma sutil todos os valores que  o tornam atrativo para a empresa, afinal de contas, muitas vezes as pessoas são contratadas pela competência, mas são demitidas pelo comportamento que apresentam. Reconheça o seu diferencial e tente mostrá-lo com segurança e coerência.

5. Paixão

Por fim, a expressão corporal do candidato diz muito na hora da entrevista, desde o jeito como fala e gesticula até o brilho nos olhos, que demonstra engajamento naquilo que faz. Toda essa emoção vale preciosos pontos, e isso é extremamente positivo para gerar efeito e conquistar o recrutador. Lembre-se de que o único passo para demonstrar a paixão pelo que faz é ser você mesmo, sem ressalvas.

Boa sorte!

Be Sociable, Share!