0

Carreira > Existe receita para o sucesso profissional?

Antes de avaliar alguns fatores que contribuem para a realização profissional, é preciso esclarecer que sucesso é um conceito relativo. As pessoas têm interpretações variadas para essa palavra devido a diferentes fatores, que podem se situar tanto na esfera profissional quanto pessoal. Altos salários, por exemplo, não são garantia de satisfação com as atividades realizadas no trabalho.

Podemos afirmar, no geral, que sucesso é alcançar o que a sociedade define como conjunto de conquistas. Será que pensar dessa maneira, entretanto, não levaria os profissionais a realizarem sonhos coletivos e se esquecerem de seus próprios anseios e vontades?

Não existe uma receita única para se alcançar o tão sonhado sucesso profissional. Existem algumas diretrizes que podem nortear o indivíduo a agir em busca de seus desejos. É preciso se perguntar, primeiro, o que te faz sentir realizado. O que você gosta de fazer? Qual é o seu maior objetivo profissional? O que pretende alcançar? O que você almeja com aquele emprego? Saber o que deseja, o que te motiva, o que faz você ficar satisfeito, já é um grande avanço.

Depois de definir as metas, o segredo é se manter centrado. Direcione sua vida e se planeje para conquistar aquilo que idealizou. Disciplina e foco são ingredientes fundamentais.

Trace desafios e organize-se para cumprí-los. Procure estar bem informado, leia, pesquise. Esteja aberto para novidades, tanto para aprender quanto para compartilhar ideias. A sociedade valoriza as pessoas capazes de trabalhar em equipe, que saibam se relacionar e conviver bem com as diferenças dos outros profissionais. Um projeto de sucesso só é bem construído se executado por pessoas com características que se complementam.

Se o seu desejo é assumir uma posição de liderança na empresa em que trabalha, organize-se e trabalhe para isso. Realize suas tarefas de forma assertiva, saiba antecipar problemas, proponha soluções e ponha as tarefas em prática, saiba motivar seus colegas de trabalho. Agora, caso você queira deixar o mercado de trabalho para investir na carreira acadêmica, saiba que terá que abrir mão de alguns momentos de lazer para estudar.

Vale ressaltar que os profissionais mais bem-sucedidos são aqueles que souberam alinhar os desejos profissionais com os anseios pessoais. Lembre-se que o trabalho deve te proporcionar, antes de tudo, satisfação pessoal e gerar contribuição para a coletividade.

Que tal fazer um exercício para avaliar seu contexto profissional atual? Quais os benefícios têm recebido atualmente? Para onde sua carreira está te levando pessoal e coletivamente?

Be Sociable, Share!