0

Intervalos sem e-mails podem aumentar o foco e diminuir o estresse

Letícia Arcoverde

SÃO PAULO – Deixar de checar o e-mail constantemente pode aumentar o foco no trabalho e diminuir a carga de estresse. É o que indica um estudo realizado por professores do departamento de informática da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Como parte da pesquisa, 13 profissionais de diversas áreas passaram por um período de cinco dias sem acessar e-mail enquanto trabalhavam. Durante o experimento, os participantes se comunicaram com os colegas de trabalho pelo telefone ou ao vivo.

O estudo identificou que os profissionais acharam mais fácil manter o foco no período em que ficaram desconectados da comunicação eletrônica. Eles trocaram menos vezes de uma atividade para outra e passaram mais tempo em um determinado documento ou janela no computador. Segundo alguns dos participantes, não ter a obrigação de checar o e-mail constantemente diminuiu as fontes de distração e fez com que os profissionais pensassem melhor em cada tarefa separadamente, destinando mais tempo a cada uma delas. O nível de estresse também foi menor no período sem e-mail, de acordo com os batimentos cardíacos medidos pelos professores durante o experimento.

Outro aspecto destacado foi o aumento na interação ao vivo entre colegas de trabalho, o que foi avaliado como positivo pelos participantes. Ao mesmo tempo, o estudo monitorou o impacto da falta de acesso ao e-mail em colegas de trabalho que não foram privados da comunicação eletrônica, e descobriu que eles não se sentiram prejudicados.

Embora os professores não recomendem que as empresas cortem o uso de e-mail durante o expediente, eles sugerem que os profissionais considerem estratégias para melhor monitorar o uso do correio eletrônico ao longo do dia. Um dos exemplos aponta que as empresas poderiam tentar destinar determinados intervalos para a prática e encontrar alternativas a e-mails informacionais enviados para todos os funcionários.

Segundo os autores, os participantes se disseram receosos em checar a caixa de entrada pela primeira vez após o experimento, mas acabaram achando mais fácil administrar a carga acumulada ao avaliar vários e-mails ao mesmo tempo, ao invés de abrir constantemente as mensagens ao longo do dia.

(Publicado originalmente no Valor Econômico Carreira, 11/05/2012)

Be Sociable, Share!