0

Mercado de Trabalho > Entrevista de emprego > Como falar da faixa salarial?

O salário oferecido pela empresa não deve ser o principal fator de análise no momento de avaliar uma oportunidade de emprego. Entretanto, a faixa salarial é um critério importante de tomada de decisão e isso pode ser abordado com o recrutador,desde que ele inicie o assunto.

O tema não deve ser abordado no primeiro contato, nem por telefone ou email. O ideal é deixar as negociações sobre salário para as últimas etapas. Desta forma, você terá um número maior de informações que irão orientá-lo ao avaliar um valor interessante para aquela proposta, ao mesmo tempo em que a empresa terá mais informações sobre seu perfil profissional.

Em decorrência da escassez de mão de obra qualificada, muitos gestores percebem a necessidade de flexibilizar na hora da negociação salarial. Mas, para isso, você precisa demonstrar os benefícios da sua contratação e o valor que você agregará à empresa. Confira algumas sugestões de como discutir sobre o tema durante o processo de seleção para a vaga de emprego:

Paciência: O ideal é deixar que o recrutador converse com você sobre a faixa salarial. Geralmente, a pergunta é feita na primeira entrevista.

Caso a empresa pergunte sobre a sua faixa salarial esperada, o indicado é que você apresente um valor compatível conforme o oferecido pelo segmento profissional no qual faz parte.

Ofereça ao recrutador informações sobre a sua realidade atual e sobre o mercado de trabalho. É uma boa estratégia de demonstrar conhecimento da sua área.

Crie parâmetros e valorize a sua experiência. Caso tenha acabado de concluir um curso de especialização e/ou tenha fluência em língua estrangeira, o mais indicado é que você estabeleça um valor adequado a seu nível profissional.

Não foque apenas no salário inicial. Outros critérios são importantes para avaliar uma proposta de emprego: benefícios, cultura e estabilidade da empresa e, sobretudo, o plano de carreira. Você tem possibilidades de crescer na empresa? Se sim, esse é um critério fundamental no momento em que você busca recolocação profissional.

Be Sociable, Share!