0

Mercado de Trabalho > Entrevista de emprego > Quais as principais perguntas em uma entrevista de emprego?

Uma boa entrevista define a seleção de vaga de emprego. Por isso mesmo, é a principal etapa do processo seletivo. Nesse momento, o recrutador consegue tirar as dúvidas e confirmar suas percepções iniciais, o que exige bastante preparação do candidato. É fundamental que você conquiste a confiança do mesmo.

A maioria das perguntas feitas pelo recrutador são bem tradicionais, obrigatórias em qualquer entrevista de emprego. Ainda assim causam certa ansiedade e até um desconforto entre os candidatos. O ideal é se preparar muito para esse momento.

Se você já tem um emprego e está em busca de uma nova oportunidade, é comum o recrutador se interessar em saber o motivo pelo qual você está buscando mercado. Afirmações negativas sobre o emprego atual são deselegantes e devem ser evitadas. Fale sobre seus objetivos profissionais de acordo com a proposta daquela vaga aberta.

Por que deseja trabalhar aqui? Essa é outra pergunta elementar em processos de seleção de vaga de emprego. Seja propositivo, fale qual a sua contribuição para a mesma e como aquele trabalho contribuirá para a sua experiência profissional. Um bom conhecimento sobre a empresa ajuda você a dar uma resposta argumentada. Seus desejos profissionais devem estar alinhados ao crescimento da empresa.

Perguntas sobre a sua carreira profissional também são um destaque nesse momento. Você vai ser questionado sobre suas principais realizações e seus maiores fracassos. Ter passado por uma situação difícil ou desagradável em sua vida profissional não irá te desqualificar no processo seletivo. Muito pelo contrário, o recrutador quer saber como você lida com as adversidades e como os obstáculos contribuíram para o seu amadurecimento profissional.

Seja elegante ao elencar suas maiores qualidades e não caia no velho clichê de ressaltar o perfeccionismo como seu principal defeito. Apresente-os de maneira madura se mostre interessado em mudá-los para a harmonia da convivência em equipe.

O recrutador perguntará também sobre sua família e suas atividades nas horas vagas. A proposta é entender como sua vida pessoal influenciará durante o horário de trabalho. Além disso, o profissional de RH tem interesse em identificar quais são os seus valores e a ordem de importância dos mesmos.

O final da entrevista é o momento ideal para você argumentar por que a empresa deveria contratá-lo. Bem-sucedido é aquele que faz o melhor marketing de si mesmo. Vale ser criativo e inovador.

Be Sociable, Share!