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O que os funcionários devem fazer quando a empresa decide mudar a sua sede de cidade?

Em busca de novas oportunidades e visando conquistar novos mercados, as empresas podem transferir sua sede, ou pelo menos parte dela, para outra cidade. Geralmente os colaboradores não são consultados sobre a conveniência da mudança em suas rotinas. Os líderes apenas fazem o comunicado sobre a transferência e convidam os empregados para se mudarem junto com a empresa.

A situação pode gerar algumas dúvidas e confusões, sobretudo se não for do desejo do profissional se transferir de cidade. A sugestão inicial é que o funcionário faça uma avaliação dos benefícios e dos inconvenientes que a mudança causaria em sua vida.

Caso as vantagens compensem a migração, é preciso salientar que não existe uma lei que garanta o aumento do salário ou ajuda de custo em situações de remoção e transferência. Isso depende muito da cultura da empresa. Algumas optam por pagar uma nova moradia no período de transição e outras escolhem um aumento no salário para facilitar a mudança.

No processo de mudança, o funcionário não tem a obrigação de se transferir juntamente com a empresa, porém a partir dessa decisão ele poderá ser demitido. Algumas empresas concordam a rescisão indireta e até custeam o outplacement para os demitidos.

O outplacement beneficia os profissionais, que serão recolocados com mais rapidez e traz inúmeras vantagens a empresa. Ela terá menor impacto social, o que facilita o poder de negociação com os sindicatos e traz menos problemas jurídicos.

Entretanto, a empresa não é obrigada por lei a fornecer tal serviço ao antigo empregado. O funcionário demitido poderá tentar se recolocar usando seus próprios meios ou mesmo contratar uma empresa de recolocação profissional.

A assessoria personalizada, nesse caso, tem algumas vantagens, como a realização de um trabalho diferenciado e, na maioria das vezes, assertivo, além de não expor o assessorado. As empresas especializadas em recolocação são encarregadas de preparar o profissional para todo o processo de seleção da vaga de emprego, desde a elaboração do currículo até a gestão de competências e prospecção de oportunidades que se adéqüem ao perfil do profissional.

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